A Importância da Climatização no Data Center

6 fevereiro de 2017

O DATA CENTER E A IMPORTÂNCIA DA CLIMATIZAÇÃO

Refrigeração representa entre 40 – 50% do custo de energia elétrica de um data center, perdendo apenas para o consumo de energia demandado pelos servidores

Data Centers são infraestruturas complexas e compostas por diversos componentes que, quando equalizados corretamente, permitem o processamento e armazenamento de informações cruciais para a continuidade dos negócios de empresas. Nessa composição, a climatização é um sistema crítico pois é o segundo sistema que mais consome energia do conjunto e, ao mesmo tempo, o responsável por manter o ambiente interno favorável à operação dos equipamentos que compõem o data center, como servidores, storages, switches, etc.

Para ilustrar a representatividade desse sistema, a climatização representa entre 40 – 50% do custo de energia elétrica de um data center, perdendo apenas para o consumo de energia demandado pelos servidores.

data-center2

O sistema de ar condicionado dedicado para data center tem três funções principais, são elas:

Controle da temperatura: os servidores e demais equipamentos do data center aquecem muito durante seu funcionamento, correndo o risco de se auto-desligarem ou queimarem, o que pode causar uma parada não programada no data center e a interrupção dos serviços. Essa dissipação de energia em forma de calor pode levar a temperatura de um data center a ultrapassar facilmente os 50ºC, enquanto a temperatura ideal para funcionamento gira em torno de 25ºC. Assim, para manter a temperatura mais baixa e estável, é necessário utilizar máquinas específicas de ar condicionado.

Controle da qualidade do ar: para garantir a qualidade da pureza do ar no interior do data center é necessário evitar a presença de partículas solidas e contaminantes no ar. A presença de poeira ou qualquer partícula pode prejudicar o funcionamento do sistema e causar uma parada. A limpeza do ar ocorre por meio de um sistema de filtragem presente nas unidades de ar condicionado.

Controle da umidade: os equipamentos eletrônicos são muito sensíveis. A baixa umidade do ar pode gerar carga eletrostática que queima os componentes eletrônicos dos servidores. Já a alta umidade pode causar a condensação de água dentro dos servidores. Além disso, as bactérias se proliferam nos dois extremos, então a umidade relativa precisa ser mantida em torno de 50%.

Como os equipamentos de climatização são os que consomem mais energia dentro do data center, além dos servidores, cuidados especiais devem ser tomados durante o projeto para aumentar a eficiência do sistema de refrigeração e consequente diminuição dos gastos com energia elétrica. Existem várias técnicas de refrigeração que devem ser adotadas durante o projeto de qualquer data center, e recomendadas para promover eficiência energética. Dentre elas, destaca-se a colocação do ar condicionado o mais próximo possível dos servidores para evitar o gasto de energia com a movimentação do ar, o free cooling, que utiliza o ar externo para refrigerar internamente, otimizando o consumo de energia elétrica, utilização de sistema com água gelada (chillers), confinamento dos corredores quente ou frio, etc.

Por toda sua representatividade no funcionamento de um data center, o controle climático também deve ser um importante ponto de atenção. Para que seja efetivo, são dispostos sensores em diferentes locais dentro do data center, que são interligados em rede aos microprocessadores dos equipamentos, o que permite um controle mais preciso e eficiente.

O sistema de climatização de um data center é algo pouco notado quando funciona corretamente. Porém, como vimos, quando se torna ineficiente pode gerar inúmeros problemas, dentre eles o mais trágico: a interrupção do serviço. Com um projeto criterioso e bem elaborado que leva em consideração essas e outras variáveis mais técnicas é possível garantir uma atmosfera interna propícia para o funcionamento de todos os equipamentos e, consequentemente, a operação continua do data center.

Fonte : Data Center Dynamics (www.datacenterdynamics.com.br)



Últimas notícias

Tour pelo Data Center Ascenty Jundiaí

30 agosto de 2017

  Data Center Ascenty Jundiaí (2013) Projeto e Instalação de Equipamentos Especiais Emerson com alta densidade e sistema de a (...)

Leia mais

Ar condicionado e economia na conta de luz

16 março de 2017

  Usar o aparelho da maneira correta pode garantir uma economia de até 50% na conta de luz Imagine você dentro de casa, um ca (...)

Leia mais

Por que a qualidade do ar climatizado pode ajudar sua empresa

20 fevereiro de 2017

Você já se deu conta de como o controle da qualidade do ar pode ajudar no ambiente de trabalho? Além de ter se tornado sinônimo de (...)

Leia mais

Onde estamos?

Alameda madeira 328, 19° andar - Alphaville, Barueri (SP)
Rua Antônio de Barros, área 03A, Vila Abrão - Distrito Jordanésia, Cajamar (SP)


Quer falar conosco?

Você pode ligar para +55 11 3294 0645 ou mandar um e-mail para nós.


Fale conosco