Ar condicionado e economia na conta de luz

16 março de 2017

 

Usar o aparelho da maneira correta pode garantir uma economia de até 50% na conta de luz

Imagine você dentro de casa, um calor do cão, e aquele ar condicionado na sua frente, pronto para ser ligado. Você rapidamente pega o controle e coloca a temperatura no mínimo possível para gelar o ambiente mais rápido, certo? Errado. Grande parte das pessoas costuma fazer isso, mas você sabia que, independente da temperatura que colocarmos, a capacidade e velocidade para resfriar o ambiente será a mesma?

As pessoas se enganam quando ajustam a temperatura em 17ºC. O condicionador de ar não vai resfriar o local mais rápido por isso. Só irá consumir ainda mais energia, porque o aparelho terá que trabalhar muito para tentar atingir a temperatura desejada.

ac-economia

Quanto maior a diferença de temperatura de dentro de casa para a rua, maior será a carga térmica do ambiente. Por isso, para ter uma economia na conta de luz e não sobrecarregar o aparelho, a temperatura indicada seria de, pelo menos, 23ºC. Quanto mais alto o valor do ajuste (23, 24 ou 25ºC) mais economia estará fazendo.

Se deixarmos o ar-condicionado ligado em 23 graus, por exemplo, será mais fácil de atingir a temperatura local, e o compressor irá se desligar, economizando, assim, mais energia. Essa economia pode chegar a 50%.

Já com os aparelhos de ar que possuem sistema inverter — capazes de atingir a temperatura desejada rapidamente e mantê-la constante, com pouca oscilação de energia — a economia pode ser ainda maior. Eles reduzem a velocidade do compressor e,  ao atingir a temperatura desejada, diminuem e estabilizam a velocidade do compressor.

Deve-se levar em conta, também, a infiltração de ar — frestas das janelas ou abertura de portas — o calor das paredes e o calor do vidro das janelas. Tudo influencia no clima do local. Para um melhor aproveitamento do aparelho, e controle de energia, é preciso garantir que portas e janelas estejam bem fechadas.

 



Últimas notícias

Tour pelo Data Center Ascenty Jundiaí

30 agosto de 2017

  Data Center Ascenty Jundiaí (2013) Projeto e Instalação de Equipamentos Especiais Emerson com alta densidade e sistema de a (...)

Leia mais

Ar condicionado e economia na conta de luz

16 março de 2017

  Usar o aparelho da maneira correta pode garantir uma economia de até 50% na conta de luz Imagine você dentro de casa, um ca (...)

Leia mais

Por que a qualidade do ar climatizado pode ajudar sua empresa

20 fevereiro de 2017

Você já se deu conta de como o controle da qualidade do ar pode ajudar no ambiente de trabalho? Além de ter se tornado sinônimo de (...)

Leia mais

Onde estamos?

Rua Ponta Porã, 1171, Alto da Lapa - São Paulo (SP)
Rua Antônio de Barros, área 03A, Vila Abrão - Distrito Jordanésia, Cajamar (SP)


Quer falar conosco?

Você pode ligar para +55 11 3294 0645 ou mandar um e-mail para nós.


Fale conosco