Por que a qualidade do ar climatizado pode ajudar sua empresa

20 fevereiro de 2017

Você já se deu conta de como o controle da qualidade do ar pode ajudar no ambiente de trabalho?

Além de ter se tornado sinônimo de conforto dentro de casa, não é de hoje que o ar-condicionado também pode ser utilizado como um recurso para aumentar a produtividade dos funcionários dentro de uma empresa, ao melhorar a qualidade de vida e assim colaborar para o bom desempenho dos empregados.

Isso é tão importante que a climatização de ambientes de uso coletivo é inclusive regulamentada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Desde 2003, é previsto que todos os espaços climatizados devem estar submetidos a planos de manutenção e controle dos sistemas de ar condicionado, além de ser determinada a contagem de micro-organismos para garantir um ambiente livre de fungos, bactérias e vírus, que poderiam desencadear doenças.

Com a manutenção preventiva, é possível minimizar ou até mesmo evitar esses efeitos indesejados.

Analisar traz benefícios
As coletas e exames de laboratório são os responsáveis por analisar as possíveis contaminações, trazendo diversos benefícios para as empresas ao levar em conta a saúde dos funcionários. Por evitar a má qualidade do ar, esses métodos combatem a fadiga e a letargia, diminuindo o índice de falhas e erros de seus colaboradores.

A questão do absenteísmo também é influenciada positivamente com essa análise que busca elevar a qualidade do ar, pois caso os colaboradores faltassem o trabalho por motivos de saúde, suas ausências trariam custos à empresa. Desse modo, seja por causa de funcionários trabalhando mais devagar nas empresas ou doentes em casa, a consequência de não analisar a qualidade do ar é o retardamento na execução da demanda de trabalho.

Por outro lado, uma empresa que zela por seu capital humano implementando políticas de qualidade de vida como estratégia beneficia a produtividade dos profissionais, pois essas práticas propiciam o bem-estar da equipe.

Investimento e valorização
Além das vantagens citadas acima, é válido trazer dados sobre como o investimento no conforto dos empregados pode também gerar mais economia. Uma pesquisa da ABQV (Associação Brasileira da Qualidade de Vida) com 500 gestores em 2011 revelou que, para as empresas, os programas de bem-estar diminuem os custos com assistência médica.

Por último, ao mesmo tempo em que a análise do ar climatizado possibilita às empresas gerarem mais motivação aos seus empregados, também contribui para que eles percebam o quanto podem ser considerados e valorizados por seus empregadores. Isso tudo colabora para a imagem corporativa das organizações, e o mercado reconhece esses aspectos positivos, devolvendo valor às empresas que primam por esses fatores.



Últimas notícias

Tour pelo Data Center Ascenty Jundiaí

30 agosto de 2017

  Data Center Ascenty Jundiaí (2013) Projeto e Instalação de Equipamentos Especiais Emerson com alta densidade e sistema de a (...)

Leia mais

Ar condicionado e economia na conta de luz

16 março de 2017

  Usar o aparelho da maneira correta pode garantir uma economia de até 50% na conta de luz Imagine você dentro de casa, um ca (...)

Leia mais

Por que a qualidade do ar climatizado pode ajudar sua empresa

20 fevereiro de 2017

Você já se deu conta de como o controle da qualidade do ar pode ajudar no ambiente de trabalho? Além de ter se tornado sinônimo de (...)

Leia mais

Onde estamos?

Rua Ponta Porã, 1171, Alto da Lapa - São Paulo (SP)
Rua Antônio de Barros, área 03A, Vila Abrão - Distrito Jordanésia, Cajamar (SP)


Quer falar conosco?

Você pode ligar para +55 11 3294 0645 ou mandar um e-mail para nós.


Fale conosco