Certificação de Projetos

A EBM Engenharia é a responsável pela certificação de projetos como:

UPTIME Institute – TIER I, II, III e IV.

A Certificação TIER é uma certificação  usada para mensurar o nível da infraestrutura de um local destinado ao funcionamento de um centro de processamento de dados (CPD). O Uptime Institute Professional Services é o único fornecedor de consulta e Certificações para o Sistema de Classificação TIER.

As classificações TIER foram criadas para descrever, de modo consistente, o nível de exigência requerida de infraestrutura  local destinada a manter as operações de um centro de processamento dados (CPD), e não das característica individuais dos sistemas ou subsistemas componentes de um CPD. Assim, a classificação da topologia Tier considera como um todo o local destinado a hospedar um CPD, sendo restringida pela classificação do seu subsistema mais fraco, que pode impactar toda a operação daquele local.

O sistema que avalia e classifica a infraestrutura de CPD com base em um formato padrão, é denominado Sistema de Classificação de Nível Tier I, II, III, IV. Este sistema tem como objetivo básico comparar a funcionalidade, capacidade e a esperada disponibilidade (ou desempenho) de uma certa topologia de projeto de infraestrutura de um CPD em relação a outros, ou para comparar um grupo de localidades distintas hospedando CPDs. O padrão Tier foca na topologia e no desempenho (performance) de um local individual destinado a CPD, sendo independente dos sistemas deTecnooogia da Informação que operam dentro do local.

Este padrão descreve critérios para diferenciar as quatro classificações de topologias de infraestruturas de localidades de CPD, baseadas em níveis crescentes de redundância, tanto em componentes de capacidade quanto em caminhos de distribuição.

tier-ht-3tier-fortalezatier-fortaleza-2tier-ht1tier-ht-2tier-design-jundiaitiercamp


TÜV Rheinland

TÜV Rheinland é um fornecedor global de serviços técnicos, de segurança e de certificação. O princípio orientador do grupo é manter um desenvolvimento sustentado de qualidade e segurança para ir ao encontro dos desafios derivados da interação entre o homem, a tecnologia e o ambiente.

As áreas de testes incluem motores de veículos, instalações industriais e fábricas, bem como bens de consumo. Os bens de consumo, por exemplo, podem ser testados e certificados de acordo com o rótulo de Marca GS alemã pela TÜV Rheinland. Hoje, a TÜV Rheinland é um líder global nas áreas de testes de brinquedos e mobiliário, bem como na avaliação e certificação de Fotovoltaicos.

Outros serviços incluem a certificação dos sistemas de gestão (de acordo com ISO 9000/ISO 9001) ou serviços de acesso a mercados (que agilizam a importação e exportação dos produtos), por exemplo.


CFD – Computational Fluid Dynamics

Fluidodinâmica computacional ou dinâmica dos fluidos computacional (Computational Fluid DynamicsCFD), pode ser descrita de forma generalizada como a simulação numérica de todos aqueles processos físicos e/ou físico-químicos que apresentam escoamento.

A predição dos campos de concentração, velocidades, pressão, temperaturas e propriedades turbulentas, é efetuada através de modelos microscópicos baseados nos princípios de conservação de massa, da energia e da quantidade de movimento, no domínio do espaço e do tempo.

A seguir algumas aplicações representativas de CFD:

  • Simulação computacional de difusão e conveccção e de substâncias em bacias hidrográficas e aqüiféros;
  • Planejamento e gestão de recursos hídricos;
  • Aerodinâmica e aerotermodinâmica de veículos aeroespaciais;
  • Aerodinâmica de veículos terrestres (trens, caminhões, carros, etc);
  • Refrigeração de reatores nucleares;
  • Indústria de petróleo ;
  • Caracterização de poluição ambiental, análise e simulação de lançamento de poluentes e contaminantes em correntes hídricas;
  • Hidrodinâmica e hemodinâmica computacionais;
  • Previsão de tempo;
  • Projeto de sistemas propulsivos e de geração de energia em geral.

GBC – Green Building Council

LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, utilizado em 143 países, e possui o intuito de incentivar a transformação dos projetos, obra e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações. A EBM Engenharia é membro da GBC.

Benefícios da Certificação:

Econômicos –  Diminuição dos custos operacionais, diminuição dos riscos regulatórios, valorização do imóvel para revenda ou arrendamento, aumento na velocidade de ocupação, aumento da retenção, modernização e menor obsolescência da edificação.

Sociais – Melhora na segurança e priorização da saúde dos trabalhadores e ocupantes, inclusão social e aumento do senso de comunidade, capacitação profissional, conscientização de trabalhadores e usuários, aumento da produtividade do funcionário; melhora na recuperação de pacientes (em Hospitais); melhora no desempenho de alunos (em Escolas); aumento no ímpeto de compra de consumidores (em Comércios), incentivo a fornecedores com maiores responsabilidades socioambientais, aumento da satisfação e bem estar dos usuários, estímulo a políticas públicas de fomento a Construção Sustentável.

Ambientais – Uso racional e redução da extração dos recursos naturais, redução do consumo de água e energia, implantação consciente e ordenada, mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, uso de materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental, redução, tratamento e reuso dos resíduos da construção e operação.

Dimensões Avaliadas

A Certificação internacional LEED possui 7 dimensões a serem avaliadas nas edificações. Todas elas possuem pré requisitos (práticas obrigatórias) e créditos, recomendações que quando atendidas garantem pontos a edificação. O nível da certificação é definido, conforme a quantidade de pontos adquiridos, podendo variar de 40 pontos, nível certificado a 110 pontos, nível platina.

Sustainable sites (Espaço Sustentável) – Encoraja estratégias que minimizam o impacto no ecossistema durante a implantação da edificação e aborda questões fundamentais de grandes centros urbanos, como redução do uso do carro e das ilhas de calor.

Water efficiency (Eficiência do uso da água) – Promove inovações para o uso racional da água, com foco na redução do consumo de água potável e alternativas de tratamento e reuso dos recursos.

Energy & atmosphere (Energia e Atmosfera) – Promove eficiência energética nas edificações por meio de estratégias simples e inovadoras, como por exemplo simulações energéticas, medições, comissionamento de sistemas e utilização de equipamentos e sistemas eficientes.

Materials & resources (Materiais e Recursos) – Encoraja o uso de materiais de baixo impacto ambiental (reciclados, regionais, recicláveis, de reuso, etc.) e reduz a geração de resíduos, além de promover o descarte consciente, desviando o volume de resíduos gerados dos aterros sanitários.

Indoor environmental quality (Qualidade ambiental interna) – Promove a qualidade ambiental interna do ar, essencial para ambientes com alta permanência de pessoas, com foco na escolha de materiais com baixa emissão de compostos orgânicos voláteis, controlabilidade de sistemas, conforto térmico e priorização de espaços com vista externa e luz natural.

Innovation in design or innovation in operations (Inovação e Processos) – Incentiva a busca de conhecimento sobre Green Buildings, assim como, a criação de medidas projetuais não descritas nas categorias do LEED. Pontos de desempenho exemplar estão habilitados para esta categoria.

Regional priority credits (Créditos de Prioridade Regional) – Incentiva os créditos definidos como prioridade regional para cada país, de acordo com as diferenças ambientais, sociais e econômicas existentes em cada local.. Quatro pontos estão disponíveis para esta categoria.

gbc11

Onde estamos?

Rua Ponta Porã, 1171, Alto da Lapa - São Paulo (SP)
Rua Antônio de Barros, área 03A, Vila Abrão - Distrito Jordanésia, Cajamar (SP)


Quer falar conosco?

Você pode ligar para +55 11 3294 0645 ou mandar um e-mail para nós.


Fale conosco